69 / 100

O Brasil sempre passa por sistemas de reformas previdenciárias, porém, a mais recente ocorreu em 2019.
Mediante a tal mudanças, algumas dúvidas sobre aposentadoria surgem.
Veja a seguir quais perguntas se tornam mais solicitadas no momento:

O INSS leva quanto Tempo para Aprovar a Aposentadoria?

Com certeza está dúvida acaba sendo a mais comum, PORÉM ISSO DEPENDE, há um prazo legal para a tomada de decisão do INSS, que boa parte das vezes é cumprido inclusive em tempo recorde. As documentações solicitadas por um profissional da área é de grande valia, visto que facilita a análise por parte dos servidores da Autarquia Federal.

Muitas das vezes por falta de documentação necessária, demora na perícia e o resultado dela, contagem do tempo especial ou comum, sem o devido acompanhamento,  ocorre uma fila enorme para apreciação dos pedidos da Previdência Social.
Segundo a lei, o INSS tem entre 45 e 60 dias para conceder o benefício solicitado, analisando assim as circunstâncias de cada situação.
O prazo nem sempre é cumprido pelos motivos supra, e por conta disso estima-se que a fila do INSS conte 1,4 milhões de pessoas no momento, da qual aguardam análise de seus requerimentos.

No entanto, o segurado tem o direito de entrar com um pedido judicial,

Vou me Aposentar com Novas ou Antigas Regras da Reforma da Previdência?

Você deve saber que existem 6 regras de transição estabelecidas pela nova lei, da qual varia dependendo do caso.
Por isso, é correto consultar um advogado previdenciário para obter resultados satisfatórios.
Portanto, deverá seguir os passos segundo a regra que se caixa em sua necessidade.

O que é Aposentadoria Especial?

A aposentadoria especial representa uma aposentadoria específica para trabalhadores que executam funções em condições insalubres.
Quem pode obter este benefício?
O fato é que para conseguir este benefício será necessário comprovar a insalubridade do trabalho com um PPP.
No entanto, você deve cumprir o tempo de contribuição exigido em lei, da qual pode ser representado por volta dos 15 aos 25 anos dependendo do tipo de trabalho.

A aposentadoria Rural, também especial, diferentemente, o trabalhador que não tenha contribuído, poderá comprovar suas atividades por meio de comprovantes de compras e vendas de produtos para manutenção da família e da terra, contrato de arrendamento, certidão de casamento e nascimento dos filhos, dentre outros.

Você pode Aumentar o Valor da Contribuição Mensal?

O que vou receber quando finalmente parar de trabalhar?
Esta dúvida acaba sendo um preocupação comum entre muito trabalhadores.
De acordo com as novas regras estabelecidas da Previdência Social, o valor do benefício recebido será uma média de todos os seus salários, ou também de suas contribuições.
Para quem trabalha com a carteira assinada, não há possibilidade de fazer isso porque a contribuição é paga pelo próprio patrão.
Porém, só há um aumento na contribuição quando houver reajuste de salário.
Contudo, o profissional autônomo ou contribuinte individual poderá aumentar a sua contribuição até 20% de seus rendimentos.
Outra alternativa para receber mais na aposentadoria, é você investir em um plano de Previdência Privada.
Neste caso, não haverá limites para os pagamentos mensais.

Como é Definido o Valor da Aposentadoria?

Segundo as novas regras da Previdência Social, o cálculo do valor é feito através de um parâmetro onde apresenta-se uma média de 100% de todos os salários já recebidos pelo trabalhador.

7 Benefícios da Previdência Social

Saiba que a aposentadoria não se refere somente a um único benefício pela Previdência Social, ela também pode ser representada por: auxílio-doença; auxílio-reclusão; auxílio-acidente; pensão por morte; pensão especial; salário-maternidade e salário-família.

Atenção: A Aposentadoria por Idade ainda é válida?

De acordo com a nova lei, a aposentadoria por idade ou apenas por contribuição acabou.
Agora para se aposentar, é necessário ter uma idade mínima (62 anos para mulheres e 65 anos para homens).

E contribuição mínima de 30 anos para mulheres e 35 anos para homens

O somatório da idade e do tempo de contribuição alcance 86 para mulheres e 96 para homens isto para os trabalhadores em Regime da Consolidação das Leis do Trabalho.

E devem também ter um tempo de contribuição mínimo de 15 anos, e 20 anos para homens que começaram a contribuir com o INSS depois da data de 13 de novembro de 2019.

Para servidores, militares ou não e aposentadoria especial tem outras regras, que devem ser consultadas com a advogada.

Está sendo cobrado Previdência dos Servidores Aposentados e Pensionistas?

Segundo a Emenda constitucional 103/2019 (reforma previdenciária), foi autorizado que os estados aprovassem lei complementar no sentido definir a percentagem a descontar dos servidores aposentados e pensionista a título de contribuição previdenciária.
A contribuição previdenciária poderia ter ocorrido o desconto desde março/2020, porém, devido a pandemia, está sendo descontado desde o mês de Outubro/2020.
No entanto, alguns estão procurando advogado para saber se é inconstitucional.
A resposta portanto, é NÃO. Porque a Emenda 103/2019 autorizou os descontos de servidores aposentados e pensionistas, ou seja, será descontado determinado valor dos aposentados e pensionistas dos Estados em regime próprio de previdência e dos Celetistas do INSS.

Por que devo Contratar uma Advogada Especialista em Processo de Aposentadoria?

Saiba que é muito comum ter dúvidas referente no momento de solicitar a sua aposentadoria.
Mas, é importante contratar uma advogada(o) especialista em direito previdenciário, pois, o profissional irá te auxiliar no processo de se aposentar.
A lei muda constantemente, e por isso é correto buscar ajuda de um profissional especializado no assunto.
Contudo, a situação de cada um nunca se encaixa no mesmo direito, por causa disso, existem diferenças para obter-se o benefício desejado.
Portanto, um advogado(a) poderá esclarecer suas dúvidas, e orientar você sobre seus direitos no processo de conquistar a tão desejada aposentadoria.